quinta-feira, 28 de maio de 2009

A problemática da reforma...

"Bom, comecemos a dissertação partindo de um instrospecto. Após treze anos letivos escrevendo pára-quedas, idéia e lingüiça, surge essa tal de “reforma ortográfica”! Como se já não bastasse o esforço descomunal – ou nem tanto assim – para decorar fórmulas e conceitos e tudo mais da grade curricular de um terceiro ano, tenho agora que reaprender a escrever?
Vou fazer desse assunto sério um texto mais descontraído como forma de protesto. Eu digo: Não à reforma ortográfica!
Por que? Imagine você, leitor: temos aqui no Brasil alguns milhões de brasileiros acostumados com sol, calor e chinelo de dedo. Agora, lá do outro lado do oceano, na terra de Caminha, uns portugueses que só sabem é sentir frio o ano todo. Eis que uma convenção estabelece que Brasil e Portugal usarão cachecol e chinelos de dedo. Êpa, cadê a identidade cultural?
É claro que os “tiozinhos” que compõem o parlamento que aprovou a reforma agiram na melhor das intenções, mas a língua, é um dos registros que mais revela a identidade cultural de um povo!
Agora não adianta mais chorar o leite derramado. Uma vez unificado o idioma, vou pegar meu chinelo de dedo, amarrar meu cachecol e comprar para mamãe – ainda com til – a lingüiça para o almoço..."




E Aline C. é a única do ensino médio a fechar a redação do Simuladão II do primeiro bimestre! Ai, eu me amo! (H) HAHAHAHAHAHAHAH

:*

5 comentários:

  1. Prima convencida! Parabéns! Você escreveu isso na prova? Eu te daria total mesmo se eu fosse sua professora de redação! Ficou muito bom, prima! Vamos boicotar a reforma? Eu detesto essa reforma.

    ResponderExcluir
  2. Reclama da reforma mas fecha o simulado de redação. Que paradoxal. Embora uma coisa não tenha nada a ver com a outra. Minha idéias entraram em conflito agora.

    ResponderExcluir
  3. U_o doidão aê!
    Pois é prima. Parabéns! Tô orgulhosa de ser sua prima hsuahsuahsuahsuaha. Seu texto soou um tão hilário. E eu gosto de coisas hilárias. E espero as boas histórias sim! Quando você vem (já tô esperando por vc) ?

    ResponderExcluir
  4. Eu sumi do blog? Affe. Fins de semana são cansativos pra mim. Trabalho né :/ afee Mas do que a gente tava falando mesmo?

    ResponderExcluir